domingo, 27 de novembro de 2016

[Literáriamente - Resenha] O Bisturi de Ouro




Oi oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim, hein?
Hoje vou trazer para vocês dias resenhas, isso mesmo. Duas. De dois livros incríveis. Vamos conhecer o primeiro livro a ser resenhado?

————
Título: O bisturi de Ouro
Autor: Chaiene Santos
Páginas: 206
Editora: Novo Século
Sinopse: Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. Este mata a pessoa que Eduardo mais ama na vida e depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.
——————
Acima de tudo, o Bisturi de Ouro é um livro sobre superação.

Eduardo veio de família pobre, onde seu pai, Roberto, trabalhava em uma fábrica e sua mãe, Catarina, era dona de casa e trabalhava com confecção e concerto de roupas. Edu também tinha 2 irmãos e um cachorro. Eles moravam em uma cada simples numa Vila operária. Desde novo, Eduardo sempre foi esforçado nos estudos e tinha o sonho de ser médico, mas por ser pobre era praticamente um sonho impossível.

Para que seu sonho se torne realidade, ele conta com uma grande ajuda: sua mãe. Ela começa a economizar para pagar a faculdade do filho. Mas entra Glauco, um "amigo" que morre de inveja de Edu, por sua inteligência e o amor em casa.

Glauco é jovem rico que perdeu sua mãe logo cedo e seu pai é controlador, pois quer que Glauco conquiste suas coisas não pelo dinheiro mas pelo mérito. Mas essa educação não é muito aceita por ele, já que ele se revolta.

Na adolescência, Edu conhece seu grande amor e também sofre um grande golpe do destino. Sua mãe é assassinada e o pouco dinheiro que guardava, foi roubado. Além de desconfiar de Glauco, ele não tem como provar.

Depois de várias adversidades, será que Edu consegue ser um médico e descobrir quem matou sua mãe?

A leitura é bem levinha e rápida. Toda a história é bem construída com detalhes enriquecedor.
Os personagens são transparentes, se são ruins, mostram isso. Se são bons, mostram também. Adorei o suspense, me fez varias vezes indagar quem seria responsável por tal ato.

Adorei o final e como tudo se encaixou. Um dos pontos positivos dessa história é que o foco do texto não é sobre os crimes mas sim que dentre tantas dificuldades, com esforço e dedicação, conseguimos superar. Um leitura motivadora, com certeza. E super recomendada também.