quinta-feira, 17 de novembro de 2016

[Literáriamente - Resenha] O Processo de Ser



Oi gente, olha eu aqui! Trago mais uma resenha de mais um livro lindo e apaixonante.
Vamos conhecer O Processo de Ser da nossa poderosa Mônica Cadorin? Simmmm!

»»»»»»»»»»»»

Título: O Processo de Ser
Autor: Mônica Cadorin
Páginas: 80
Editora: Sotese
Sinopse: "Gratidão é uma forma de amor, quando se vive para retribuir o bem que se recebeu. Neste romance, ambientado num local onde o próprio ato de viver é difícil, o motivo de tudo é a vida, e a busca solitária do sentido da vida."
»»»»»»»»»»»»

Nesse livro, conhecemos Ilya Mikhailovich(gente, sei nem como se pronuncia isso haha), sua família(Sônia, a mãe; Mikhail, o pai e Tatiana, a irmã), sua cadela, Euryanthe e Piort Ivanovich. A história se passa em Verkhoyansk, o lugar mais frio do mundo.

Piort está se afogando e Tatiana chama seu irmão para salvá-lo. Só que Piort é um desertor e por isso pode trazer vários problemas para a família. A relação de Ilya e Euryanthe é muito linda e várias vezes incompreendida no livro. Ilya vive em um grande dilema com ele mesmo e isso faz do livro bastante questionador.

A leitura foi bem rápida mas não leve, já que em alguns momentos me senti angustiada com o que o Ilya faria da sua vida. Em alguns momentos consegui me identificar com o Ilya e esse seu sentimento de que o pensar as vezes é essencial.

Eu realmente gostei do livro mas esperava um pouco mais do final, talvez uma revelação como seria a nova vida do Ilya ou o que ele decidiu. Mas gostei do subentendido do livro.

O Processo de Ser é um livro que nos faz parar e pensar um pouco na vida e saio desta leitura com alguns questionamento que, com certeza, me marcaram.

Aqui segue uma lista de trehos que adorei:

"Nunca é cedo demais nem tarde demais, desde que se comece.o importante é decidir, e viver de acordo com o que se pensa e o que se quer. Quando a hora chega, não é nem cedo nem tarde, é a hora. A idade não tem nada a ver."

"Deus nunca nos dá uma cruz mais pesadas do que nossas forças."

Obrigada Mônica por essa leitura única.
●●●●●●●●●●●●●●

Olá me povo! Fiquem ligados no nosso Instagram e aqui no blog.
Beijos literários para todos💕