quarta-feira, 9 de agosto de 2017

[Literariamente - Resenha] Eles Precisam Morrer

Olá meus amores, tudo bem com vocês? Vamos para mais uma resenha? Vamos!
Dessa vez trago um livro repleto de suspense e algumas mortes. Será? Só lendo! ;)
A resenha dessa noite é sobre Eles Precisam Morrer, da Monica Dombroski




Título: Eles Precisam Morrer
Autora: Monica Dombroski
Páginas: 302
Editora: Chiado
Nota: ✩✩✩✩
Sinopse: "Alicia, Clara e Amanda são três adolescentes que vivem em uma pequena cidade do interior e compartilham uma vida de tédio e poucas perspectivas de futuro.
Elas acreditam que os responsáveis pela vida ruim que levam são as pessoas com quem convivem e, aos poucos, a ideia de eliminar algumas pessoas vai amadurecendo até desencadear uma série de mortes e revelações, trazendo um esclarecimento sobre quem realmente é o responsável pela vida de cada uma."

Em Eles Precisam Morrer, conhecemos Alicia, Clara e Amanda, elas vivem numa cidade do interior e em suas vidas não há nada de mais. Nada. Somente o tédio e convívio com pessoas que, segundo elas, são responsáveis por suas vidas ruins.

Alicia é filha de um médico bem sucedido que acredita que ao fazer 18 anos poderá sair da cidade onde cresceu, acontece que nada sai como planejado e seu pai não permite que ela se mude e ela ainda descobre a gravidez sua madrasta, a quem ela não suporta.

Clara é filha de uma mãe negligente que trabalha muito e passa muito tempo fora de casa, com problemas de autoestima, Clara come compulsivamente para tentar aliviar toda pressão e no fim, acaba por sofrer mais.

Amanda é neta de uma avó asquerosa e aproveitadora, que usa da fuga de sua filha para atormentar a vida de sua neta. Trabalhando como faxineira na escola onde estudou,Amanda não possui  nenhuma ambição em sua vida.

Decididas a dar um ponto final a esta situação, elas tem a ideia de matar cada um dos responsáveis por suas vidas ruins. Alicia, à seu pai, madrasta e irmão; Clara tenta contra sua própria vida e à Vinícius, um menino de 10 anos que se diverte a humilha-la  e Amanda, à sua avó. O que deveria ser uma idéia, se torna cada vez mais uma certeza, até que o primeiro assassinato acontece e depois dele, é uma bola de neve impossível de se parar.

"Nós precisamos das pessoas, é um fardo que temos que carregar."

Eles precisam morrer não é um romance qualquer, ou uma história para se divertir, EPM é a história de 3 jovens que cansadas da rotina são levadas por caminhos tortuosos e dificilmente, saem ilesas. O que acontece bastante na nossa realidade, infelizmente.

"A vida te empurra para tantos lados, coloca em seu caminho algumas pessoas e não dá tempo de parar para pensar no porquê."

Com uma narrativa escrita em 3' pessoa e pelo ponto de vista, não somente das 3 protagonistas mas de outros personagens importantes para trama, a Monica conseguiu criar um ambiente pesado, mas não de jeito ruim, e que passa  toda carga emocional que é prometido.
Eu sofri, me revoltei, senti dó de cada coisa que aconteceu, de cada reviravolta e surpreendentemente, consegui entender o lado das meninas. Concordo? Não. Mas entendi? Sim. Poderia ser diferente? Óbvio. Mas a vida é feita de escolhas e é necessário arcar com todas elas.

O livro é muito bem escrito, é dividido em 6 partes que contém capítulos grandes e pequenos o que facilita a leitura, que se torna fluída, gostosa mas não leve, e isso não é ruim, já que a premissa do livro é um suspense/terror de leve(pelo menos, eu achei haha) e a capa é linda demais. Ela nos instiga a saber mais sobre a história e supeeer tem a ver com a história.

Eu realmente gostei do livro e recomendo para quem gosta desse estilo mais dark de leitura.

O livro se encontra à venda na livraria Cultura e site da Editora Chiado.