domingo, 6 de agosto de 2017

[Resenha] Diário dos Siqueira's



Olá pessoas bem bonitas, a resenha era para vim sábado, só que não deu :(
Mas vamos lá e trago para vocês a resenha desse livro maravilhoso que é Diário dos Siqueira's

Título: Diário dos Siqueira's
Autores: Jamilson Melo, Mariana e Yuri Siqueira
Páginas: 103
Editora: Agência Nardo
Nota: ✩✩✩✩(ótimo)
Sinopse: "'Diário dos Siqueira's' conta a história de dois estudantes e sua turma pra lá de especial. As crônicas que este livro traz mostram que nem só de estresse e desrespeito vive um professor. Mariana e Henrique, juntos com sua turma, fizeram do ano de 2013 um ano diferente e especial para cada professor. Fizeram da sala de aula um verdadeiro cenário para a construção de uma linda história de amizade entre eles e seus mestre. Ao lermos essas crônicas, percebemos o quanto é fácil termos uma excelente convivência com os professores. E que mesmo se o mundo não valorizar os professores, poderemos fazer isso de forma grandiosa, até mesmo com pequenas atitudes. 'Diário dos Siqueira's' diverte, emociona, e faz refletir que não podemos desistir de sonhar com um futuro melhor para todos os professores." 

Em o Diário dos Siqueira's conhecemos a história de uma turma escolar em seu último ano do ensino fundamental, o 9° ano A.

Somos apresentados e convidados a participar de cada lição que aquela turma aprendeu com os Siqueira's, formados por Mariana, uma menina dona de si, uma líder nata, fã de maquiagens e adora uma atenção para si; Yuri, o garoto quieto, super inteligente mas que não abre o caderno durante as aulas e adora tocar guitarra e o professor Jaelson, que lecionava ética e cidadania à turma.

Um aluno que não se identifica, nos conta como foi o ano letivo daquela turma, conta sobre suas bagunças, conquistas, brigas e sobretudo, as lições que eles aprenderam juntos.

"Este ano será formado por acontecimentos marcantes. Será um ano em que os laços afetivos se tornarão uma aliança indestrutível. Quero dizer que as amizades naquela sala de aula se tornarão eternas. Ainda que cada um façam suas escolhas, tome suas decisões e sigam os seus caminhos, estarão sempre na memória um do outro."

É impossível você não lembrar do seu tempo de escola ao ler esse livro, em determinado capítulo nosso narrador conta sobre sua turma ficar trancado dentro da sala de aula e lembrei de uma situação parecida que vivi com minha turma no ensino médio. O livro além de ser muito bem escrito nos traz a memórias encantadoras.

Um fato interessante que adorei no livro foi que mesmo que a história gire em torno dos Siqueiras, os outros alunos também tem seis destaques. E como exemplo posso citar a Shenya, aluna que fez um discurso de emocionar sobre o bullying.
Todos os personagens tem seu grau de importância para o livro e a forma como eles são inseridos nas crônicas é divina, cada qual com seu destaque e no seu canto.

"Existem pessoas que parecem ter vindo do coração de Deus diretamente para a mais a vida. Pessoas cujo coração é maior do que tudo que possamos imaginar"

E assim o professor Jaelson, uma pessoa que mais do que ensinar uma matéria parecia disposto a ensinar sobre a vida para seus alunos, ou como ela costuma ser.
Lendo sobre ele, lembrei dos inúmeros professores marcantes que tive na minha vida e como eles foram importantes para que eu esteja onde estou e é deprimente ver que não há esse reconhecimento merecido aos professoras e ver isso em um livro é encantador, nos faz ter fé na vida.

"Quando o professor é de verdade, ele ensina a descobrir conteúdos,e buscar o que está lá no fundo da alma."

"Já me falaram muito sobre a vida. Uns dizem que a vida é como a própria escola, é vivendo e aprendendo, e concordo plenamente, muito embora acredite que eu vivo mais que aprendo."

Diário dos Siqueira's é muito bem escrito e de forma simples, o que torna a leitura ainda mais agradável. O livro é pequeno e gostoso de se ler em uma tarde fresca ou numa noite fria.

E um dos maiores pontos positivos nesse livro é que após cada crônica contada existe algumas folhas reservadas para você responder se você passou por uma experiência parecida à contada e como  foi. Achei demais!!

Eu recomendo muito muito muito muito esse livro, ele é todo lindo desde a capa até as lições que nos é transmitidas no livro. Comprem muito esse livro!!